Skip to content

Sobre o blog

Oi! Sou Dorly, nascido e criado na periferia do Rio de Janeiro e há 10 anos trabalho com desenvolvimento de negócios em estágio inicial. Nesse período, tive a honra de estar ao lado de pessoas incríveis, criativas e inteligentes nas startups SRZD, Lancenet, Benfeitoria, Descomplica, QEdu e Estação Hack.

Hoje empreendo uma carreira como produtor musical e já rodei o Brasil como DJ. Também trabalho na strm, empresa focada em ajudar a criar condições de sustentabilidade na carreira de artistas da música.

Em minha jornada até aqui, percebi uma coisa: hoje em dia, nunca se escreveu tanto sobre empreendedorismo, no Brasil. Mas quando comecei nesse meio, era tudo mato rs. Há 10 anos os conteúdos disponíveis eram apenas em inglês e, muitas vezes, bastante desconectado da nossa realidade.

Mas a gente sabe que as coisas no BR são diferentes, né? Como dizemos lá no Rio de Janeiro: aqui o bagulho é doido.

A gente tem o famoso “jeitinho brasileiro” de fazer as coisas. Seja pro bem ou pro mal, esse jeitinho existe e no empreendedorismo não é diferente: temos formas diferentes de dar vida aos nossos projetos, negócios, ou iniciativas, o que deixaria qualquer teórico gringo maluco.

Meu objetivo neste canal é falar sobre:

  • o que significa, na prática, o jeitinho brasileiro de empreender;
  • por que parece (e muitas vezes é) tão difícil, no Brasil, tirar as nossas ideias do papel;
  • quais são as forças e fragilidades do jeitinho brasileiro de empreender;
  • quais metodologias, ferramentas e modelos mentais as pessoas que desejam empreender no Brasil precisam dominar para aumentar as probabilidades de fazer sua solução se tornar um negócio sustentável.

Se você também se preocupa com essas questões, está no lugar certo.

Todo conteúdo sempre ficará disponível aqui no blog, mas eu vou te avisar sempre que tiver algo novo se você se cadastrar aqui: